Uma coisa que você já deve saber é que os gateways de pagamentos podem
facilitar a sua vida como gestor de um e-commerce, certo?
Com eles, o processo de compra dos seus clientes ficará ainda mais fácil e,
consequentemente, o seu negócio será uma referência ainda maior em praticidade
e rapidez. Estas são práticas importantes que fidelizarão consumidores para
compras futuras.
Além disso, você evitará ao máximo lidar com a burocracia dos pagamentos,
automatizando processos importantes. Eles vão te ajudar a vender mais, crescer e
atingir a autoridade que você espera no mercado.
Como funciona um gateway de pagamento?
Assim que um cliente realizar uma compra/aquisição na sua empresa, o gateway
entrará em contato com as adquirentes – que podem ser as operadoras de cartão ou
bancos, por exemplo – para confirmar a validade dos dados dos seus consumidores.
Esses dados podem ser a bandeira, número, data de validade e código de
segurança do cartão de crédito, por exemplo.
Estando tudo em dia, o pagamento é liberado e realizado, e o cliente já pode começar a contar os dias para receber sua aquisição.
É importante ressaltar que eles não recebem o pagamento diretamente. São
apenas uma conexão entre o e-commerce e o banco que facilita o processo e
torna-o mais imediato (repare que, em questão de segundos, compras feitas em
cartões de crédito são computadas e a preparação do envio do produto é liberada –
isso só não acontece nos pagamentos por boleto por conta do tempo de
compensação).
AVISO: Apesar de os gateways possuírem a função de intermediar, a loja deve
assumir a responsabilidade em caso de qualquer tipo de problema que possa vir a
ocorrer no processo.
Essa iniciativa é, acima de tudo, uma questão de ética e
respeito com quem venha usufruir do produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
Não confunda gateway de pagamento com intermediador
Ainda que esses dois modelos sejam bem parecidos, os intermediadores (que
também podem ser conhecidos como subadquirentes) nem sempre oferecem a
mesma experiência para o usuário que os gateways.
Um exemplo é que, por vezes, eles ainda podem redirecionar o consumidor para
uma página secundária, o que atrapalha a praticidade e pode gerar desconfiança
por parte do cliente. Quando isso acontece, quer dizer que a plataforma não oferece
o que nós chamamos de checkout transparente.
Ele também faz cobranças por volume de vendas, o que pode não ser a melhor
escolha para negócios maiores. Por esse e outros motivos, o mais indicado para
empresas em expansão acelerada são mesmo os gateways de pagamento.
Como escolher o melhor gateway de pagamento para o seu negócio?
Na internet, existem centenas de milhares de tipos de empresas. Todas elas
procuram a solução mais útil para os processos de pagamento.
Pensando como consumidor, a verdade é que ninguém merece perder uma hora
inteira tentando concluir uma compra, abrindo e fechando abas e entrando em
sites que não parecem seguros.
A falta de praticidade nesse momento é, inclusive, um dos principais motivos que
fazem um usuário desistir de finalizar a compra no final do processo.
O que também pode ser mais trabalhoso para você, que vai ter que pensar em todo um
trabalho de remarketing para reconquistar a venda perdida.
Bom, então vamos pelo caminho mais simples. Para encontrar o gateway que
melhor satisfaz às necessidades do seu empreendimento, é preciso fazer algumas
perguntas.
Vamos pensar juntos e tirar as principais dúvidas dos empreendedores quando o
assunto é automatizar pagamentos e outros serviços de operações financeiras
online.
1- Este gateway é realmente seguro?
Você, enquanto consumidor, provavelmente já teve medo de comprar pela internet
quando ainda não sabia como a compra funcionava, principalmente por conta da
segurança dos seus dados bancários.
Até hoje milhares de pessoas também têm esse medo, especialmente as que estão
comprando pela primeira vez, as que não sabem identificar sites confiáveis ou as
que já caíram em golpes.
Pensando nisso, uma das maiores vantagens dos gateways de pagamento é a segurança, já que os dados do cliente são protegidos por firewalls e sistemas de criptografia avançados.
Essa informação consequentemente gera mais conversão para os e-commerces.
Pensando nisso, foque em passar segurança para o seu cliente, indicando no site que a compra é segura e, é claro, optando por gateways de pagamento que garantam essa proteção.
Quais são as taxas de transação?
É muito comum escolher um gateway de pagamento levando em consideração o
custo-benefício. E isso não acontece apenas nesta categoria, você sabe disso. Você
deve avaliar se as taxas estão dentro do seu orçamento e se vão permitir que o seu
negócio continue crescendo de forma saudável.
Em geral, as cobranças para cartões de crédito e boletos são diferentes, por
exemplo. Atente-se às variações.
Os serviços cobrados podem ser mensalidade, custo de implementação, taxa por
tipo de pagamento (cartão de crédito – variando na quantidade de parcelas -, boleto
ou transferência) e antecipação de recebíveis.
O gateway que eu escolhi oferece split de pagamento?
Se o seu empreendimento está inserido em um marketplace, em geral os
pagamentos acontecem em forma de comissão. Ou seja, o vendedor recebe parte
do dinheiro e outra parte é retida pela plataforma.
Quando o gateway de pagamento faz o trabalho de split, é claro que fica muito mais
fácil para o empreendedor, uma vez que a divisão dos valores é feita de forma
automática.
A custódia também é importante, assim a empresa recebe os valores – que ficam
em stand-by na conta virtual – quando a transação é concluída com sucesso.
Como funciona o sistema anti-fraude deste gateway de
pagamento?
A internet, apesar de incrível, também pode ser muito perigosa. Por isso, é preciso
se certificar de que o seu gateway de pagamento traz segurança e estabilidade para
o seu negócio e para seus clientes.
Por exemplo: se o cartão do seu cliente for furtado ou clonado, o gateway pode
fazer o reconhecimento e bloquear a compra, evitando prejuízo e dores de cabeça
sem necessidade para ambas as partes.
Além disso, ele também reconhece caso haja alguma tentativa de fraude dentro da
plataforma do seu marketplace ou site.
Caso eu precise de um atendimento, ele é ágil e prático?
Como empreendedor, você deve saber que os imprevistos acontecem. Nesses
casos, nada pior do que ficar na mão, não é mesmo? Por isso, na hora de escolher
seu gateway de pagamento é muito importante verificar como é feito o atendimento
da empresa contratada.
As respostas são rápidas? Ela tem facilidade em resolver problemas? Se possível,
busque pelos problemas mais comuns e qual foi o posicionamento da empresa
nessas situações. Nesse caso, você poderá ter um norte importante para consolidar
a sua escolha final.
Eu tenho acesso às transações através de um painel de gestão?
O controle sobre as transações que ocorreram em um certo período de tempo é
muito importante para o seu negócio. Afinal, um empreendedor precisa ter ciência
do que acontece em seu fluxo de caixa.
Dessa forma, a inteligência financeira te ajuda a evitar surpresas e você pode até
lidar melhor com possíveis “acidentes”.
Qual é a experiência de mercado deste gateway de pagamento?
Assim como um funcionário prestes a ser contratado por uma empresa, investigar a
experiência de um gateway de pagamento é muito importante para saber a posição
dele no mercado. E não estamos falando apenas de tempo de atuação, mas
também sobre qualidade de serviço.
Além disso, procure saber como o mercado profissional enxerga esta empresa. Ela
é consolidada ou está se consolidando no ramo? Conferir a reputação dela também
facilita a sua escolha.
A plataforma que eu escolhi tem boa integração com este gateway?
Integrar uma nova plataforma de marketplace aos gateways de pagamento não é
uma tarefa simples. Por esse motivo, muitos empreendedores se frustram na hora
de automatizar seus processos e acabam não conseguindo oferecer para o cliente a
melhor experiência de usuário.
Na hora de escolher seu gateway, não se esqueça de conferir se ele é bem
integrado com a plataforma da sua preferência. Assim, será mais fácil para você
começar suas vendas e para o usuário ter um procedimento mais rápido.
Chegou a hora de escolher – e agora?
Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher o melhor
gateway de pagamento para a sua empresa, chegou a hora de tomar a decisão!
A CefisPAY pode te ajudar nesta etapa. Conosco, é possível fazer uma
demonstração da plataforma e uma proposta de taxa, com base no que você
está buscando para agregar ao seu e-commerce.
Temos uma plataforma segura, moderna e prática.
Além disso, você e sua empresa
podem contar com a nossa disponibilidade e atendimento através do nosso site e
também das redes sociais.